Publicado por 14:48 Construções, Outros

Smart house: residências automatizadas

Smart house, ou casa conectada, é um assunto que tem rendido boas discussões. Afinal, já imaginou controlar tudo à distância pelo seu celular? Basta conexão com a internet. 

Esse conceito de moradia é baseado no uso da tecnologia como principal aliada para conquistar mais segurança, garantir conforto e praticidade e, claro, privacidade aos moradores. 

Nesta categoria de automação estão incluídas fechaduras, smart displays, câmeras de segurança e lâmpadas. No caso das luminárias, um bom atrativo é a redução na conta de energia elétrica, por exemplo. 

Neste artigo, explicaremos melhor sobre como a automação veio para revolucionar também o seu modo de viver. 

A ERGIL ESTÁ PREPARANDO UMA SUPER NOVIDADE PARA VOCÊ: CLIQUE AQUI E FALE CONOSOCO

Smart House: a casa do futuro

Normalmente, atribuímos a expressão casa do futuro a algo tão tecnológico e evoluído quando, na verdade, já é uma realidade para muitas pessoas. 

Só no Brasil, em 2020, de acordo com os dados da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), havia entre 1,4 milhão e 3,2 milhões de casas inteligentes. Imagine agora! 

Então, a principal característica de uma smart house é o uso de tecnologia de ponta em absolutamente todos os itens que a compõem. 

Esses dispositivos são implantados a fim de proporcionar mais comodidade aos moradores. Além de acender as luzes, por exemplo, ele poderá até mesmo abrir a garagem.

Por isso, toda smart house precisa ter o seu projeto desenvolvido em conjunto à construção do imóvel, bem mais fácil do que precisar executar diversos reparos e adaptações depois. 

Principais vantagens da automação residencial

Quem se lembra de Os Jetsons? Uma smart house passa praticamente a mesma sensação desse desenho, tudo automatizado e sem exigência de grandes esforços para executar as tarefas do dia a dia. 

Entre as principais vantagens desse tipo de imóvel, podemos mencionar aqui algumas que irão fazer com que você considere a ideia de planejar uma mudança em breve. Confira! 

  • Praticidade e comodidade

A praticidade e a comodidade são duas características indispensáveis a uma smart house. Como falamos, é possível acender uma lâmpada mesmo estando longe de casa. 

Ligar o ar condicionado, molhar as plantas do jardim e abrir a garagem também são ótimos exemplos do que é possível realizar em uma casa automatizada. 

Tudo isso economiza tempo e, sem dúvidas, gera mais bem-estar aos moradores. 

  • Segurança

A segurança também é um dos fatores que os moradores buscam ao procurar um imóvel e, claro, poderão encontrá-la em uma smart house.

Você poderá acompanhar toda movimentação de onde estiver, por meio de aplicativos de câmeras integradas ao sistema de automação. 

  • Cenas inteligentes

Imagina poder travar o seu controle remoto? Assim, não importa o que aconteça, não irá perder nenhuma cena do seu programa favorito.

Apertar a tecla “cena filme” quer dizer que o ambiente será adaptado com base nas preferências previamente programadas na automação residencial. 

Vamos supor que queira assistir sua novela, você chega em casa, seleciona essa opção e, automaticamente, a persiana será fechada, a luz apagada e home theater ligado.

  • Economia de energia

Práticas sustentáveis também estão relacionadas às casas automatizadas. Alguns aplicativos e dispositivos já permitem gerenciar o consumo de energia elétrica. 


Com essa funcionalidade ativa, você irá identificar quais são os utensílios de maior consumo e economizar energia elétrica no fim do mês. É bom para o seu bolso e para o meio ambiente.

Ao terminar de ler este artigo, conta uma coisa pra gente, já consegue se imaginar em uma smart house, usando a tecnologia a seu favor?

Bastam pouquíssimos cliques e pronto, você terá mais tempo para se dedicar aos seus projetos, cuidar da família e ter mais organização e praticidade. 

Nós já havíamos tocado neste assunto há um tempo, mas as coisas foram se aperfeiçoando. Em tecnologia as mudanças são muito rápidas. E Ergil está sempre à frente das novidades, e é por isso que é bom que você fique atento, pois teremos novidades em breve. Fale conosco e saiba primeiro.

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Last modified: 17 de abril de 2024
Close